Na sua casa de candomblé, cultua - se guias de umbanda??

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Djeje no Brasil

Quando o assunto em pauta é a cultura do candomblé " Djeje ", surgem várias perguntas e expectativas sobre o modo que se prossegue o andamento das cerimônias, nas diversas casas espalhadas pelo Brasil ( levando em conta o significado da expressão " Religião Afro- brasileira"). Partindo dessa expressão e da sua real intensidade, algumas pessoas dentro dos cultos de candomblé em geral, não entendem que o candomblé do Brasil em sua constituição cultural e social é um pouco diferente do que se cultua na Àfrica. De alguns anos para cá a língua falada no candomblé mais conhecida é o yorubá que é próprio de um grupo étnico da Àfrica situado na Nigéria, que foi inserido ás práticas da Nação ketu. Lógico que existe outras Línguas que sao utilizadas dentro das casas de santo. Se tratando dos costumes linguísticos dos Angoleiros, usam Línguas veiculares, como o kimbundo e o kikongo, tradicionais do povo Bantu. Já nas casa de Djeje é utilizado o ewe Fon.
 Voltando ao ponto de partida que é a lingua falada nas casas de santo é gerada uma grande polêmica sobre a lingua falada dentro do Djeje, por que algumas casas ou até todas em sua maioria utilizam não só a linguagem Ewe Fon, como também o Yorubá e em âmbitos gerais,também trazem para dentro de suas casas os deuses de yorubá como: Ogun, Oxossi, Iansã...
 O povo candomblecista não pode partir da hipocrisia de achar que existe alguma religião " Pura ", quando digo assim, é pelos costumes feitos dentro das casas de ketu, Djeje, Angola... mas será que é errado?
 Bom, desde a vinda dos negros para cá, há de se lembrar que os próprios não foram separados nos navios como, Bantus,Nigerianos e logo assim podemos concluir que houve uma mistura de povos. Mistura essa que se reflete na linguagem pronunciada nas casas de santo como por exemplo:
 A palavra Canjica - Kanjica - vem do kimbundo.
 A Conhecida dilóngá - vem do kikongo.
 A unsaba ou Jinsabas - termo referente as ervas é de origem kikongo.
 O termo " eu sou catulado " Katular é de origem Kikongo.
 E esses termos são utilizados dentro de quase todos os seguimentos de candomblé no Brasil.
 Muitas casas de ketu fazem voduns, como Sogboadan.
 Será que se eu sou raspado no Djeje e for para Angola, meu Santo é de origem Angolense?!
 Povo candomblecista! Os orixás, Voduns, Inkisis, são seres compreensivos, que não gostam de mesquinharias e muito menos de hipocrisia. Desde Antigamente, quantos zeladores de Djeje eram conhecidos como "Doté Fulano de osun " e será que isso influi na sua essencia?? Logico que não.
 Vou dizer igual a um zelador de santo amigo meu: Viva Aos nagôs voduns.
 Não quer dizer que eu uso alguns termos de ketu, estarei fugindo á minha essencia. O importante é a fundamentação do santo, e saber oque se está fazendo.
 Viva á todas as nações sendo elas puras ou não!
 O que não podemos é desmerecer uns aos outros pelo simples fato de linguas faladas. Já que no nosso vocabulário do dia - a - dia usamos vários termos de vários países e nem por isso o Brasil deixou ser ser quem é!!
 E gostaria de dizer que em nenhum momento eu quis desmerecer algum segmento ou ridicularizar alguém, somos seres com capacidades de argumentação e raciocinar e nem sempre oque dizemos ou escrevemos é entendido em sua maioria.
 Axé. Thiago de Ogyan.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ola irmão !!

    Assino embaixo amigo. Eu sou de Salvador, Bahia e aqui tem grandes casas de jeje que são influenciadas por ketu e vice-versa. E isso já vem de decadas. Eu mesmo conheço um Baba em um terreiro na periferia de minha cidade que começou em Keto (raiz de olegario de oxum, Gantois) e depois do falecimento de sua Ya, tomou obrigação no jeje (Raiz de Romana possum, matriarca do jeje aqui em salvador) e nem por isso ele deixou de ser um grande babalorixa, alem de ajudar e muito a comunidade local, sendo uma pessoa humilde e prestativa. Eu penso que esse fato é que deve ser observado e nao deixar que o ego tome conta e dessa forma perder o amor pelos orixas, voduns, inkicees e além de tudo pela humanidade.

    asé

    Jhoannus

    ResponderExcluir